Detecção de metano em baixa troposfera relacionada à queima de biomassa e gases fugitivos em pólo petroquímico, utilizando a técnica de raman lidar

Autores

  • Fernanda de Mendonça Macedo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)
  • Thaís Correa Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN
  • Elaine Cristina Araújo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN
  • Izabel da Silva Andrade Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN
  • Roberto Guardani Departamento de Engenharia Química da Universidade de São Paulo
  • Igor Veselovskii A.M. Prokhorov General Physics Institute, Moscow
  • Eduardo Landulfo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v21i1.12425

Palavras-chave:

Lidar. Raman. Metano. Sensoriamento remote. Gases de efeito estufa.

Resumo

As emissões fugitivas, definidas como vazamentos não intencionais ou irregulares de gases e vapores, são uma importante fonte de poluentes para a atmosfera, de difícil monitoramento e controle. Essas fontes estão presentes em diferentes locais, especialmente em regiões que estão crescendo em tamanho e atividade econômica. Neste estudo, apresentamos os resultados da capacidade de detectar perfis de metano na baixa troposfera combinando correlações de recuperação de dados entre um Raman lidar rotacional / vibracional (RVRL) e um espectrômetro de cavidade ressonante (CRDS). As medidas foram realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo (RMSP) e Cubatão. O lidar é baseado em um laser Nd: YAG triplo com uma taxa de repetição de 20 Hz, operando no canal elástico de comprimento de onda de 355 nm e em canais inelásticos de comprimento de onda de 353 nm e 396 nm. Um protocolo de medida foi estabelecido, considerando o tempo de aquisição para o acúmulo do sinal, as condições climáticas e os dados acima e abaixo da camada limite planetária. A ideia era estabelecer procedimentos de medidas específicas para situações relacionadas a vazamento de produtos no processo de óleo cru e eventos naturais, como a queima de biomassa. Com mais de 150 horas de aquisição de dados, os resultados apontaram a possibilidade de análise em distâncias de até 1500 m com resolução inicial de 7,5 m que foi ampliada para 100 - 300 m após suavização dos dados para obtenção dos resultados finais. A concentração foi calculada a partir da razão entre o sinal de retroespalhamento Raman do metano e o sinal do nitrogênio, a 396 nm e 353 nm, respectivamente. A variação temporal das concentrações de metano foi correlacionada com os dados do CRDS, a fim de obter uma calibração de primeiro grau.

Biografia do Autor

Fernanda de Mendonça Macedo, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

Doutoranda em sensoriamento remoto da atmosfera, com lasers, pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Mestre (2003) em aplicação da tecnologia nuclear, em Biotecnologia, pela Universidade de São Paulo. Graduada (1994) em Bacharelado em Química pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes. Coordenou o curso de Tecnologia em Processos Químicos da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC - unidade Praia Grande). Ministra as disciplinas Química Geral, Química e Meio Ambiente e Tratamento de Efluentes Industriais. Atuou como pesquisadora na Blau Indústria Farmacêutica onde também foi presidente da comissão interna de biossegurança. Atuou como química na estação de tratamento de esgotos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). Possui dois depósitos de patente no INPI. Tem experiência na área de tratamento de efluentes de diversas categorias industriais, tratamento de esgotos sanitários, tratamento e disposição final do lodo gerado em estações de tratamento de água, produção biotecnológica, com ênfase em Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: cultivo de celular, purificação e caracterização de proteínas recombinantes.

Thaís Correa, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN

Doutoranda em Sensoriamento Remoto da Atmosfera, com lasers, pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Mestre (2018) em aplicação da tecnologia nuclear, em Sensoriamento Remoto da Atmosfera, pela Universidade de São Paulo. Graduada (2014) em Tecnologia de Processos Químicos na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC - unidade Praia Grande). Ministra aulas nas disciplinas Química Geral, Química Orgânica e Processamento de Petróleo e Gás.

Elaine Cristina Araújo, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN

Tecnóloga em Processos Químicos pela Faculdade de Tecnologia da Praia Grande, ano 2015. Mestra pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP),2019, na área de Aplicações de Laser em Meio Ambiente. Atualmente cursando doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP) tendo como base a pesquisa de Fontes de Gases do Efeito Estufa no Oceano.

Izabel da Silva Andrade, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN

Graduada em Tecnologia em Processos Químicos pela Faculdade de Tecnologia da Praia Grande (2015) e mestra em ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2019). Atualmente realiza o doutorado no Centro de Lasers e Aplicações (IPEN), com foco no sensoriamento remoto de gases do efeito estufa por meio de satélites.

Roberto Guardani, Departamento de Engenharia Química da Universidade de São Paulo

Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Engenheiro Químico, atua na área de Engenharia de Processos, principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, simulação e otimização; aplicações de técnicas de inteligência artificial; qualidade do ar; processos de tratamento de efluentes industriais; processos envolvendo partículas, com ênfase em fluidização, cristalização, escoamento multifásico; desenvolvimento de técnicas de medição de partículas em processos.

Eduardo Landulfo, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente, épesquisador titular do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Comissão Nacional de Energia Nuclear), e ministrante de disciplina de pos-graduaçao oferecida a Universidade de São Paulo . Tem experiência anterior na área d e Fisica Nulcear, com enfase a Espectroscopia Gama, e , desde 1997 atua na area de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto com Lasers, atuando principalmente nos seguintes temas: lidar, aerossóis, sensoriamento remotocom lasers e poluição do ar.

Downloads

Publicado

2021-01-24

Como Citar

Macedo, F. de M., Correa, T., Araújo, E. C., Andrade, I. da S., Guardani, R., Veselovskii, I., & Landulfo, E. (2021). Detecção de metano em baixa troposfera relacionada à queima de biomassa e gases fugitivos em pólo petroquímico, utilizando a técnica de raman lidar. Holos Environment, 21(1), 128–142. https://doi.org/10.14295/holos.v21i1.12425

Edição

Seção

Artigos