Percepções de alunos no processo de aprendizagem do desenvolvimento sustentável em cursos de graduação em administração e administração pública e social

Autores

  • Cristiano Sordi Schiavi Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Estudante de Doutorado / Porto Alegre, RS – Brasil.
  • Mario Luiz Trevisan Doutor em Engenharia Agrícola, Professor no Departamento de Expressão Gráfica, Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v19i4.12354

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Desenvolvimento Sustentável. Administração.

Resumo

Este artigo analisa a percepção de alunos no final dos cursos de graduação em Administração e Administração Pública Social com relação ao Desenvolvimento Sustentável, escolhendo como estudo de caso uma turma da disciplina de “Gestão Socioambiental nas Empresas” e uma turma da disciplina de “Gestão Socioambiental em Organizações Públicas e Sociais”, na Escola de Administração, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por meio da metodologia qualitativa, a coleta de dados foi realizada sob a forma de questionário no primeiro semestre de 2018, bem como foi feita a análise de conteúdo com a utilização do software Nvivo12®. Na análise das respostas dos alunos no final do curso, observou-se um olhar crítico com relação à sustentabilidade tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Conclui-se que a educação ambiental torna-se cada vez mais fundamental na formação de profissionais e cidadãos críticos quanto à relação sociedade-natureza nos cursos de Administração, modificando as atitudes e comportamentos em prol do Desenvolvimento Sustentável.

Biografia do Autor

Cristiano Sordi Schiavi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Estudante de Doutorado / Porto Alegre, RS – Brasil.

Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mario Luiz Trevisan, Doutor em Engenharia Agrícola, Professor no Departamento de Expressão Gráfica, Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutor em Engenharia Agrícola, Professor no Departamento de Expressão Gráfica, Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Schiavi, C. S., & Trevisan, M. L. (2019). Percepções de alunos no processo de aprendizagem do desenvolvimento sustentável em cursos de graduação em administração e administração pública e social. Holos Environment, 19(4), 596–613. https://doi.org/10.14295/holos.v19i4.12354

Edição

Seção

Artigos