Solo-paisagem no “Pico do Jabre (PB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v21i2.12444

Palavras-chave:

Planalto da Borborema, Mapeamento geomorfológico, Catena.

Resumo

O Pico do Jabre é um patrimônio natural e cultural com alto potencial turístico para o desenvolvimento socioeconômico da região imediata de Patos e embora seja considerado uma das mais importantes áreas de preservação do estado da Paraíba, os trabalhos sobre suas características geomorfológicas e pedológicas dispostos na literatura não contemplam uma abordagem holística que possa reportar uma compreensão de parte da gênese de sua paisagem. Este estudo realizou a caracterização do solo-paisagem do Parque Estadual Pico do Jabre-PB. Para realização desta pesquisa foram utilizadas técnicas de cartografia geomorfológica com extração de dados morfométricos a partir de dados de elevação do sistema TOPODATA, interpretação morfológica com base na taxonomia do relevo proposta por Ross e observação foto-geológica. Levou-se em consideração o limite da Unidade de Conservação Pico do Jabre, e com base neste, criou-se um buffer de 10 km. Com base na hipsometria, declividade, relevo sombreado, perfis topográficos, rede de drenagem, Modelo Digital de Elevação e dados da CPRM, foi realizado o mapeamento do relevo. Além disso, os solos representativos e a descrição morfológica foram utilizadas para compreender a interação solo-paisagem. Os resultados obtidos mostraram que a área de estudo apresenta vertentes adaptadas a linhas de falhas. Com base na distribuição dos solos identificados na topossequência, foi constatado que os mesmos estão em catena, numa mesma superfície geomórfica, o que ressalta processos pedogenéticos associados. Os solos foram classificados como Organossolo Fólico, Neossolo Litólico, Neossolo Regolítico, Argissolo Vermelho-Amarelo, e o Neossolo Regolítico.

Biografia do Autor

Ailson de Lima Marques, Universidade Federal da Paraíba

Sou natural de Areia-Paraíba. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB com Aperfeiçoamento em Geomorfologia e em Pedologia, ambas pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo - FAMEESP (2020-2021). Mestre em Pedologia pelo programa pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2017-2019), com mobilidade na USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-ESALQ (2018). Graduado em Licenciatura de Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016) com atuação em duas Iniciação Científica (IC), Presidência do Centro Acadêmico de Geografia e TCC na área de Geomorfologia. Possuo experiências em projetos de pesquisa e extensão junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq e na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura - FAO Itália. Trabalho com Geografia física e meio ambiente com ênfase em geomorfologia, pedogeomorfologia e reconstituição paleoambiental. 

Gabryelle de Farias Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Alcides Bezerra(2016). Tem experiência na área de Geografia. 

Debora Coelho Moura, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1997), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Prof. Associada da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Ecologia de Abelhas e da Polinização, Comunidade Abelha e Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Abelhas como Bioindicador e Regeneração Ambiental da Caatinga. Membro do Bureau Diretivo, do CONSELHO NACIONAL DA RESERVA DA BIOSFERA DA CAATINGA, como titular da Comissão Científica.

Rodrigo Santana Macedo, Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

Pós-Doutorado e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP. Possui Mestrado em Agronomia Tropical (2009) e graduação em Ciências Naturais (2005) pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Ciência do Solo, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização mineralógica, geoquímica e micromorfológica de solos. 

Cássio Ricardo Gonçalves da Costa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorando em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Experiência na área de Ciência do Solo, e estudos relacionados a recuperação de áreas degradadas, vegetação e micorrízas no Semiárido. Pesquiso atualmente as relações tritróficas voltadas ao Controle Biológico de Pragas no Semiárido.

Downloads

Publicado

2021-07-10

Como Citar

Marques, A. de L., Sousa, G. de F., Moura, D. C., Macedo, R. S., & Costa, C. R. G. da. (2021). Solo-paisagem no “Pico do Jabre (PB). Holos Environment, 21(2), 303–320. https://doi.org/10.14295/holos.v21i2.12444

Edição

Seção

Artigos