INDICADORES AMBIENTAIS E FINANCEIROS DO RETROFIT DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA

Autores

  • Marcio Ferreira de Lima Caixa Econômica Federal Gerência de Filial de Logística em Curitiba/PR
  • Ana Paula Dalla Corte Universidade Federal do Paraná, UFPR Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v16i1.10835

Palavras-chave:

Eficiência energética, Engenharia econômica, Inventário de gases de efeito estufa, Mudanças climáticas, Sustentabilidade

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar alguns indicadores ambientais e financeiros da obra de retrofit do sistema de ar condicionado de uma agência bancária. O edifício está localizado no centro da cidade de Florianópolis, SC. A substituição do sistema ocorreu no ano de 2012. O método analisou os resultados do ano de 2013 em comparação com os anos anteriores quanto aos aspectos de: eficiência energética, mitigação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e análise financeira do investimento. Os resultados foram: economia de 24,18% de energia elétrica e mitigação de 51,31 tCO2eq das emissões de GEE que são equivalentes ao plantio de 536 árvores. A análise financeira demonstrou que o retrofit é vantajoso com índice benefício/custo de 0,60 e payback de 14,85 anos. Conclui-se que um ano após a execução da obra de retrofit foi atingido o objetivo esperado, que era substituir o sistema de ar condicionado antigo por um novo com mais eficiência energética, redução do consumo de energia elétrica e a consequente redução do impacto ambiental.

Biografia do Autor

Marcio Ferreira de Lima, Caixa Econômica Federal Gerência de Filial de Logística em Curitiba/PR

Possui graduação em Engenharia de Produção Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2005), Especialização em Projetos Sustentáveis e Mudanças Climáticas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2014). Esta cursando Mestrado Profissional Internacional em Meio Ambiente Urbano e Industrial pela UFPR - Universidade Federal do Paraná e Universität Stuttgart. Atualmente trabalha como Engenheiro Civil concursado na Caixa Econômica Federal na área de logística, manutenção e operação dos imóveis de uso (agências e edifícios administrativos).

Ana Paula Dalla Corte, Universidade Federal do Paraná, UFPR Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2003), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2010). É professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lotada no Departamento de Ciências Florestais (DECIF) no nível Adjunto II, ministrando disciplinas para a graduação na área de concentração de manejo florestal, especificamente em: inventário florestal, planejamento de inventários florestais, avaliação e pericia de imóveis rurais/florestais e inventário e quantificação de biomassa em ecossistemas florestais. É professor do Programa Stricto Sensu de mestrado e doutorado em Engenharia Florestal da UFPR, ministrando a disciplina de Distribuições Probabilísticas, com orientação de alunos. É professor em cursos de pós-graduação Lato Sensu da UFPR, nas áreas ambiental e florestal, sendo: Pós-Graduação em Gestão Florestal e Pós-Graduação em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Gestão Corporativa de Carbono.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

Lima, M. F. de, & Corte, A. P. D. (2016). INDICADORES AMBIENTAIS E FINANCEIROS DO RETROFIT DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA. Holos Environment, 16(1), 14–26. https://doi.org/10.14295/holos.v16i1.10835

Edição

Seção

Artigos