Comissão de meio ambiente e qualidade de vida na escola (Com-Vida): uma investigação em documentos oficiais

Gabriela Costa Belasco, Marcelo Damiano, Yara Santucci Barreto, Juceli Aparecida Leme Mundo, Taitiâny Kárita Bonzanini

Resumo


Nesse artigo é apresentada uma investigação que enfocou, a partir de uma análise documental, os documentos “Formando COM-VIDA - construindo a Agenda 21 na escola” e “Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade”. Para a análise foram relacionadas as palavras: COM-VIDA, Políticas públicas, Educação, Educação ambiental, Práticas pedagógicas, Meio ambiente, Ensino, Jovens e Agenda 21, realizando-se contagem de ocorrências em ambos documentos, relacionando ainda discussões sobre a autoria dos documentos, assim como autores, natureza e contexto. Os documentos analisados tratam o tema de forma correspondente, com linguagem objetiva. Notou-se a estreita relação da Com-Vida com as políticas governamentais atuais, bem como a necessidade de novos documentos sobre o assunto com enfoque mais específico sobre estratégias de implantação do programa e que reforcem a necessidade de continuidade e desenvolvimento do projeto “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas” as quais a Com-Vida integra.

Palavras-chave


Com-Vida. Educação Ambiental. Meio Ambiente. Políticas Públicas. Agenda 21.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14295/holos.v20i1.12364

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HOLOS ENVIRONMENT, Rio Claro, SP, Brasil - - - eISSN (eletrônico): 1519-8634 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons

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