CRITÉRIOS GEOAMBIENTAIS APLICADOS À SELEÇÃO DE ÁREAS PARA A DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE ESTIVA GERBI (SP)

Maria Lucinda Caveanha Lealdini, José Eduardo Zaine

Resumo


O Município de Estiva Gerbi, no interior do Estado de São Paulo, área de estudo, tem uma população de 10.233 habitantes (BRASIL, 2006) e gera, diariamente, 4,4 toneladas de resíduos sólidos urbanos, dos quais 32,8% representam materiais recicláveis. A coleta regular municipal atende 99% dos domicílios, porém, desde 1993, os resíduos são depositados inadequadamente em uma área caracterizada como passivo ambiental, de antiga cava de mineração de argila. Não há controle dos resíduos depositados, nem do acesso à área (pessoas ou veículos), o que permite que catadores efetuem triagem de recicláveis como também o lançamento clandestino de resíduos industriais (não inertes). Além das dificuldades financeiras, administrativas e técnicas, o município tem sido autuado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). A atual situação do sistema municipal de resíduos sólidos urbanos foi caracterizada como base de estudos para a formulação de diretrizes específicas ao gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos. Como parte da pesquisa desenvolvida, foram estudadas e analisadas as características geológico-geotécnicas, em 6 unidades de análise do meio físico, definindo assim áreas com restrições e potencialidades à implantação de um aterro sanitário e, desta forma, definir critérios geoambientais de orientação à pré-seleção de áreas com tal finalidade. Essa etapa de estudo teve por objetivo utilizar instrumentos de planejamento ambiental para pré-selecionar areas adequadas, do ponto de vista geológico-geotécnico à implantação do aterro sanitário em Estiva Gerbi (SP). Os resultados demonstraram que o modelo utilizado pode ser aplicado para orientar outros pequenos municípios, com problemas semelhantes.

Palavras-chave


Resíduos sólidos; Aterro sanitário; Características geoambientais; Unidades Geológicas geotécnicas; Estiva Gerbi

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/holos.v8i1.2537

Creative Commons License
HOLOS ENVIRONMENT, Rio Claro, SP, Brasil - - - eISSN (eletrônico): 1519-8634 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons

> > > > >
 




Filiado ao Portal de Periódicos CAPES



Filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos a partir de 2010

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia