PREVISÃO DOS IMPACTOS CAUSADOS POR POLUIÇÃO LUMINOSA COM ÊNFASE NOS SÍTIOS DE OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA E SÍNTESE DA PROPOSTA DE LEGISLAÇÃO NACIONAL

Autores

  • Saulo Roberly Gargaglioni Laboratório Nacional de Astrofísica
  • Francisco Antônio Dupas Universidade Federal de Itajubá
  • Alberto Rodriguez-Ardila Laboratório Nacional de Astrofísica

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v12i1.3899

Palavras-chave:

Poluição Luminosa. Impactos Ambientais. Planejamento Territorial e Urbano. Energia e Meio Ambiente. Poluição Luminosa e Astronomia.

Resumo

São apresentados os resultados de (i) uma revisão bibliográfica sobre o tema, e a legislação existente no Brasil e de outros países que regulamentam o uso da iluminação artificial e, de maneira pioneira, (ii) uma proposta preliminar da legislação brasileira de disciplinamento e previsão dos impactos provocados em sítios de observação astronômica. Conclui-se que, além dos impactos ambientais, sociais e econômicos, a ciência astrofísica brasileira também sofrerá perdas significativas causadas pela poluição luminosa, mas, diante disso, é demonstrada uma síntese da proposta para criação de aparato legal. Destaca-se, também, a urgência da inclusão de tópicos específicos sobre a regulamentação nas normas ISO (International Organization for Standardization), na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), no INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e na criação e na inserção de critérios de uso da iluminação artificial dentro do planejamento, da gestão territorial e urbana via planos diretores.

Biografia do Autor

Saulo Roberly Gargaglioni, Laboratório Nacional de Astrofísica

Mestranda em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Membro no Núcleo de Estudos, Planejamento Ambiental e Geomática (NEPA) do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da UNIFEI.

Downloads

Publicado

2012-06-21

Como Citar

Gargaglioni, S. R., Dupas, F. A., & Rodriguez-Ardila, A. (2012). PREVISÃO DOS IMPACTOS CAUSADOS POR POLUIÇÃO LUMINOSA COM ÊNFASE NOS SÍTIOS DE OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA E SÍNTESE DA PROPOSTA DE LEGISLAÇÃO NACIONAL. Holos Environment, 12(1), 27–40. https://doi.org/10.14295/holos.v12i1.3899

Edição

Seção

Artigos