CONCRETO COM BORRACHA DE PNEUS APLICADO EM CICLOVIA

Autores

  • José Franklin Moreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Vanessa Rosa Pereira Fidelis Engenheira Civil
  • João Fernando Dias Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v14i2.8141

Palavras-chave:

Pneu, Borracha, Ciclovia, Concreto com Borracha, Impacto Ambiental

Resumo

Os pneus automotivos apresentam tempo indeterminado de decomposição na natureza representando grande preocupação quanto aos impactos ambientais. Os pneus descartados de forma inadequada podem causar muitos problemas ao acumular água e potencializar a proliferação de vetores de doenças. Quando direcionados aos aterros podem causar instabilidade no maciço devido aos vazios gerados entre eles. No caso da incineração geram material particulado e gases tóxicos tornando-se um risco à saúde. Como parte da constituição dos pneus, a borracha, o nylon e o aço podem se constituir em matéria-prima para outras utilizações. Dessa forma, a destinação final e reutilização ambientalmente corretas, adequadas e seguras são desafios a serem vencidos em todos os segmentos. A construção civil impacta o meio ambiente, mas pode se constituir em sorvedouro de resíduos com a devida comprovação técnica. Para a utilização de resíduos na construção civil encontram-se barreiras, tanto tecnológicas como políticas, tornando incipiente ainda essa prática. Este trabalho é um relato de uma experiência conjunta entre prefeitura municipal, empresa de construção civil e instituição de ensino, para a aplicação de borracha originada do picotamento de pneus automotivos em uma ciclovia. Utilizou-se um concreto com adição de borracha de pneu, em substituição ao agregado miúdo, para a execução de uma ciclovia e verificou-se ser possível sua aplicação em substituição ao concreto convencional. Este equipamento urbano oferece opção de locomoção, fomenta hábitos de vida mais saudáveis e lazer para a população atendida, e pode contribuir para a sustentabilidade.

Biografia do Autor

José Franklin Moreira, Universidade Federal de Uberlândia

Engenheiro Civil, Professor Substituto da Faculdade de Engenharia Civil da UFU, mestrando na FECIV-UFU.

Vanessa Rosa Pereira Fidelis, Engenheira Civil

Engenheira Civil, Mestre pela FECIV-UFU.

João Fernando Dias, Universidade Federal de Uberlândia

Professor da Faculdade de Engenharia Civil da UFU, área de materiais e construção civil.

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Publicado

2014-10-17

Como Citar

Moreira, J. F., Fidelis, V. R. P., & Dias, J. F. (2014). CONCRETO COM BORRACHA DE PNEUS APLICADO EM CICLOVIA. Holos Environment, 14(2), 185–197. https://doi.org/10.14295/holos.v14i2.8141

Edição

Seção

Artigos