Efeito de diferentes taxas de aeração na remoção de nitrogênio total e DQO em alagados construídos de fluxo subsuperficial horizontal aerados intermitentemente

Autores

  • Gabriela Barbosa da Costa Aluna do curso de Engenharia Ambiental, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.
  • Isabela Pires da Silva Aluna do curso de Engenharia Ambiental, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.
  • João Gabriel Thomaz Queluz Pós-doutorando, Centro de Estudos Ambientais (CEA), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.
  • Marcelo Loureiro Garcia Professor Associado, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v19i4.12358

Palavras-chave:

Alagados Construídos. Aeração intermitente. DQO. Nitrogênio total.

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes taxas de aeração na remoção de demanda química de oxigênio (DQO) e nitrogênio total (NT) em alagados construídos de fluxo subsuperficial horizontal aerados intermitentemente. Foram estudados cinco alagados, sendo a dinâmica de aeração feita em 3 aerações diárias, com duração de uma hora cada, utilizando diferentes taxas de aeração: 0, 2, 5, 10, 20 L min-1. Os alagados receberam uma vazão de 8,7 L dia-1 de água residuária doméstica sintética, resultando em tempo de detenção de 3 dias. De cada alagado construído foram avaliados os seguintes parâmetros: DQO, oxigênio dissolvido, pH, NT, nitrato, nitrito, condutividade elétrica, temperatura e vazão. Após uma análise aprofundada dos resultados junto à estatística, foi possível determinar que a aeração tem papel fundamental na melhora da remoção de NT e DQO nos sistemas. Entretanto, as diferentes taxas de aeração neste caso, não se mostraram decisivas para tal feito, e sim estatisticamente suficientes para um desempenho bom e similar. Com respeito às eficiências dos parâmetros, a DBO é 3% superior nos alagados construídos com aeração intermitente quando comparados ao sem aeração, numa porcentagem média 97,5% a 98,24% de eficiência nos sistemas aerados. Já o NT teve uma eficiência 30% superior nos alagados com aeração, atingindo uma média de 80% a 83,6% de eficiência de remoção.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

da Costa, G. B., da Silva, I. P., Queluz, J. G. T., & Garcia, M. L. (2019). Efeito de diferentes taxas de aeração na remoção de nitrogênio total e DQO em alagados construídos de fluxo subsuperficial horizontal aerados intermitentemente. Holos Environment, 19(4), 672–687. https://doi.org/10.14295/holos.v19i4.12358

Edição

Seção

Artigos