Utilização da ferramenta lcm do idrisi /taiga para análise de perdas e ganhos no uso da terra na zona de amortecimento da estação ecológica de Assis (SP)

Autores

  • Layla Cristina de Freitas Assalve Universidade Federal de São Carlos
  • Daniela Fernanda da Silva Fuzzo Universidade Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v21i2.12439

Palavras-chave:

Sensoriamento Remoto. LCM. Classificação.

Resumo

Ao longo do tempo foram criados diversos tipos de manejos adequados para cada Unidade de Conservação (UCs), dentre eles, a Zona de Amortecimento (ZA) surge com o papel de filtrar os impactos negativos das atividades que ocorrem ao seu redor. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar as modificações do uso da terra na ZA da Estação Ecológica de Assis – SP, nos anos 2000 e 2017. Para a realização do trabalho foram utilizadas imagens dos satélites Landsat 5/TM e Landsat 8/OLI, as imagens foram processadas em ambiente SIG e geradas os mapeamentos de perdas e ganhos utilizando o módulo Land Change Modeler (LCM) do software Idrisi-Taiga, o qual apresenta grande importância para a realização de estudos ambientais. Foi possível observar, a redução da pastagem e o aumento das culturas temporárias na porção norte e leste da área, nesses dezessete anos analisados, obteve um ganho de área de 12,29 %. Destaca-se que o entorno se encontra tomado integralmente por cultura temporária e silvicultura, que afetam a conservação, podendo gerar a perda da biodiversidade e o desmatamento neste local, sendo assim o conhecimento dos parâmetros analisados permite a utilização de técnicas adequadas para a preservação efetiva. Portanto, a utilização de dados orbitais pode contribuir ao monitoramento das UCs evitando a degradação ambiental.

Biografia do Autor

Layla Cristina de Freitas Assalve, Universidade Federal de São Carlos

Aluno espcial do Departamento de Engenharia Urbana

Daniela Fernanda da Silva Fuzzo, Universidade Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal

Departmaneto de Ciências Exatas e da Terra - Sensoriamento Remotio

Downloads

Publicado

2021-03-21

Como Citar

Assalve, L. C. de F., & Fuzzo, D. F. da S. (2021). Utilização da ferramenta lcm do idrisi /taiga para análise de perdas e ganhos no uso da terra na zona de amortecimento da estação ecológica de Assis (SP). Holos Environment, 21(2), 249–263. https://doi.org/10.14295/holos.v21i2.12439

Edição

Seção

Artigos