O isolamento social efetivamente impacta a qualidade do ar? o caso de Campinas – SP

Autores

  • Rafael Possari Macorin Faculdade de Tecnologia (FT)/Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Danilo Covaes Nogarotto Faculdade de Tecnologia (FT)/Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) http://orcid.org/0000-0002-5046-807X
  • Simone Andréa Pozza Faculdade de Tecnologia (FT)/Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v21i3.12456

Palavras-chave:

COVID-19. Distanciamento social. Poluição do ar. Material particulado.

Resumo

A poluição do ar é considerada um dos maiores problemas ambientais e de saúde do mundo. Ao longo dos anos ocorreram diversos eventos que foram responsáveis por causar alterações na qualidade do ar. Com o surto da doença COVID-19 e o rápido aumento do número de casos positivos que se espalhou pelo mundo, tornando a doença uma preocupação em escala internacional, diversos países adotaram medidas de restrição para diminuir a propagação do vírus. No Brasil, após declarado estado de emergência à saúde pública no país, foi adotado o distanciamento social, em março de 2020. Neste estudo foi analisado o impacto das medidas de distanciamento social na qualidade do ar e a variação nas concentrações de material particulado (MP10 e MP2,5), em três estações de monitoramento na cidade de Campinas (SP). Foram comparados dados do período de quarentena, do ano de 2020 e os valores obtidos no mesmo período de 2019, antes da pandemia. Os níveis de material particulado foram reduzidos no começo da quarentena e depois apresentaram um aumento, devido a redução da taxa de isolamento social na cidade. O estudo mostrou, por meio do modelo de regressão linear, que existe relação significativa entre a concentração de material particulado e a taxa de isolamento social, porém foi uma fraca correlação.

Biografia do Autor

Rafael Possari Macorin, Faculdade de Tecnologia (FT)/Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Rafael Possari Macorin tem Graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Tecnologia (FT), Unicamp. Seus principais interesses são monitoramento ambiental, poluentes atmosféricos e análises de regressão.

Danilo Covaes Nogarotto, Faculdade de Tecnologia (FT)/Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Danilo Covaes Nogarotto tem Graduação e Mestrado em Estatística pelo IMECC, Unicamp, e Doutorado em Tecnologia, pela Faculdade de Tecnologia (FT), Unicamp. Seus principais interesses são análise multivariada, regressão em séries temporais e aplicações em dados ambientais.

Simone Andréa Pozza, Faculdade de Tecnologia (FT)/Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professora Doutora MS 3.2 na Faculdade de Tecnologia (FT)/Unicamp, desde 2010. Atuo nos cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental e Engenharia Ambiental. Credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da FT.

Downloads

Publicado

2021-11-24

Como Citar

Macorin, R. P., Nogarotto, D. C., & Pozza, S. A. (2021). O isolamento social efetivamente impacta a qualidade do ar? o caso de Campinas – SP. Holos Environment, 21(3), 350–373. https://doi.org/10.14295/holos.v21i3.12456

Edição

Seção

Artigos