Nascentes urbanas e geodiversidade: resgate histórico da transformação da paisagem e estudo de materiais hidromórficos no município de São Carlos (SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v22i1.12471

Palavras-chave:

Geomorfologia. Recursos hídricos. Estudo da paisagem. Senso de lugar.

Resumo

A cidade de São Carlos/SP concentra a maior porção do seu perímetro urbano na sub bacia do rio Monjolinho, pertencente à região hidrográfica do Tietê-Jacaré (UGRHI 13); assenta-se sobre unidades geológicas das eras Mesozóica (período Jurássico e Cretáceo) e transição para Cenozóica (período Cretáceo para Terciário) na região das cuestas da Bacia Sedimentar do Paraná, com muitos afloramentos de corpos d’água. A expansão urbana no município condicionou a ocupação de áreas ambientalmente frágeis como as margens dos córregos e nascentes. O objetivo desta pesquisa foi a análise geoambiental dos materiais inconsolidados presentes nas cabeceiras de corpos hídricos urbanos de São Carlos e a sua relação com o afloramento de nascentes de meia encosta. Foram analisadas cerca de oito nascentes localizadas nas regiões de cabeceira de córregos por meio do geoprocessamento, da coleta de amostras de solo em campo e de entrevistas com moradores locais. Como resultado, encontrou-se uma relação entre os materiais hidromórficos identificados nas cabeceiras e o afloramento de nascentes de meia encosta em áreas com elevado estado de degradação do meio físico. Estes materiais são pouco estudados na região, não havendo na literatura um mapeamento de detalhe ou sua classificação estratigráfica, ressaltando a necessidade de aprofundamento nos estudos da geodiversidade do município. O resgate da história junto à população foi importante para manter viva a memória coletiva sobre os elementos e os valores associados à geodiversidade.

Biografia do Autor

Maria Vitoria Baptista, UFSCar

Departamento de Ciências Ambientais 

Área: Geociências

Downloads

Publicado

2022-06-17

Como Citar

Baptista, M. V., & Menezes, D. B. (2022). Nascentes urbanas e geodiversidade: resgate histórico da transformação da paisagem e estudo de materiais hidromórficos no município de São Carlos (SP). Holos Environment, 22(1), 31–45. https://doi.org/10.14295/holos.v22i1.12471

Edição

Seção

Artigos