UM ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL UTILIZANDO ANÁLISES ESTATÍSTICAS ESPACIAL E MULTIVARIADA

Autores

  • José Vicente Elias Bernardi Universidade Federal de Rondônia
  • Harold Gordon Fowler IB/UNESP, Rio Claro, SP
  • Paulo Milton Barbosa Landim IGCE/UNESP, Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v1i2.1625

Palavras-chave:

Impacto ambiental, Análise de superfícies de tendência, Análise das componentes principais, Rio Paraíba do Sul (Brasil).

Resumo

A avaliação do impacto causado em um corpo de água receptor é de grande interesse para o entendimento das mudanças ocasionadas nos fatores ambientais que controlam a dinâmica dos ecossistemas aquáticos. O controle dos agentes poluidores pelos órgãos competentes é feito pontualmente sobre as concentrações de determinadas substâncias e apenas nas entradas dos efluentes, junto aos corpos receptores, não considerando a pluma do efluente, tornando-se necessário o monitoramento desse impacto em termos de distribuição espacial. O objetivo deste estudo foi verificar o impacto da emissão de um efluente no Rio Paraíba do Sul, nas cercanias de Pindamonhangaba (SP), utilizando a análise de superfícies de tendência, por regressão polinomial, alem da análise estatística multivariada das componentes principais. As variáveis enfocadas foram: riqueza de gêneros do plâncton, pH, temperatura, oxigênio dissolvido, transparência da água, cor e a turbidez da água. A análise de superfície de tendências conseguiu auxiliar na interpretação do movimento da pluma do efluente no corpo receptor, podendo ser usada como base para um possível monitoramento. Os valores de resíduos da superfície polinomial de primeiro grau mostraram as diferenças locais existentes entre as margens e o meio do rio e ainda a nítida interferência do efluente na riqueza de gêneros do plâncton. A análise das componentes principais forneceu como variáveis mais importantes DBO, OD, transparência da água, cor e numero de gêneros do plâncton, separando duas componentes principais: a primeira, mais importante e denominada abiótica, controlada por fatores físico-químicos e a segundo biológica, controlada pela riqueza de gêneros planctônicos. Os scores plotados em superfícies espaciais mostraram o impacto do efluente com relação às variáveis estudadas e recuperação das águas do rio ao final da malha de amostragem.

Biografia do Autor

Harold Gordon Fowler, IB/UNESP, Rio Claro, SP

Departamento de Ecologia

Paulo Milton Barbosa Landim, IGCE/UNESP, Rio Claro

Departamento de Geologia Aplicada

Downloads

Publicado

2001-01-10

Como Citar

Bernardi, J. V. E., Fowler, H. G., & Landim, P. M. B. (2001). UM ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL UTILIZANDO ANÁLISES ESTATÍSTICAS ESPACIAL E MULTIVARIADA. Holos Environment, 1(2), 162–172. https://doi.org/10.14295/holos.v1i2.1625

Edição

Seção

Artigos