CRITÉRIOS GEOAMBIENTAIS APLICADOS À SELEÇÃO DE ÁREAS PARA A DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE ESTIVA GERBI (SP)

Autores

  • Maria Lucinda Caveanha Lealdini Universidade Estadual Paulista - UNESP - IGCE
  • José Eduardo Zaine Universidade Estadual Paulista - UNESP - IGCE

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v8i1.2537

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Aterro sanitário, Características geoambientais, Unidades Geológicas geotécnicas, Estiva Gerbi

Resumo

O Município de Estiva Gerbi, no interior do Estado de São Paulo, área de estudo, tem uma população de 10.233 habitantes (BRASIL, 2006) e gera, diariamente, 4,4 toneladas de resíduos sólidos urbanos, dos quais 32,8% representam materiais recicláveis. A coleta regular municipal atende 99% dos domicílios, porém, desde 1993, os resíduos são depositados inadequadamente em uma área caracterizada como passivo ambiental, de antiga cava de mineração de argila. Não há controle dos resíduos depositados, nem do acesso à área (pessoas ou veículos), o que permite que catadores efetuem triagem de recicláveis como também o lançamento clandestino de resíduos industriais (não inertes). Além das dificuldades financeiras, administrativas e técnicas, o município tem sido autuado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). A atual situação do sistema municipal de resíduos sólidos urbanos foi caracterizada como base de estudos para a formulação de diretrizes específicas ao gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos. Como parte da pesquisa desenvolvida, foram estudadas e analisadas as características geológico-geotécnicas, em 6 unidades de análise do meio físico, definindo assim áreas com restrições e potencialidades à implantação de um aterro sanitário e, desta forma, definir critérios geoambientais de orientação à pré-seleção de áreas com tal finalidade. Essa etapa de estudo teve por objetivo utilizar instrumentos de planejamento ambiental para pré-selecionar areas adequadas, do ponto de vista geológico-geotécnico à implantação do aterro sanitário em Estiva Gerbi (SP). Os resultados demonstraram que o modelo utilizado pode ser aplicado para orientar outros pequenos municípios, com problemas semelhantes.

Biografia do Autor

Maria Lucinda Caveanha Lealdini, Universidade Estadual Paulista - UNESP - IGCE

Mestre em Geociências e Meio Ambiente

José Eduardo Zaine, Universidade Estadual Paulista - UNESP - IGCE

Geologia Aplicada

Downloads

Publicado

2008-04-27

Como Citar

Lealdini, M. L. C., & Zaine, J. E. (2008). CRITÉRIOS GEOAMBIENTAIS APLICADOS À SELEÇÃO DE ÁREAS PARA A DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE ESTIVA GERBI (SP). Holos Environment, 8(1), 29–44. https://doi.org/10.14295/holos.v8i1.2537

Edição

Seção

Artigos