APLICAÇÃO DE REATORES ANAERÓBIOS OPERADOS EM BATELADAS SEQUENCIAIS COM FILME FIXO NO TRATAMENTO DE ÁGUA RESIDUARIA INDUSTRIAL RICA EM SULFATO

Autores

  • Arnaldo Sarti Escola de Engenharia de São Carlos/USP
  • Eugenio Foresti Escola de Engenharia de São Carlos/USP

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v9i1.1096

Palavras-chave:

Sulfato, Sulfeto, Tratamento Anaeróbio, Carvão Mineral

Resumo

Este trabalho apresenta e discute o potencial de uso de reatores anaeróbios operados em bateladas seqüenciais com biomassa imobilizada (ASBBR), em escala piloto, no tratamento de água residuária industrial contendo elevadas concentrações de sulfato. No ASBBR, com volume total de 1,2 m3, preenchido com carvão mineral (meio suporte) foram aplicadas cargas de sulfato de 0,15 a 1,90 kg/ciclo com duração de ciclo de 48 h, correspondendo, respectivamente, às concentrações de sulfato no afluente de 0,25 a 3,0 g.L-1. O esgoto sanitário e etanol foram usados como doadores de elétrons para a redução do sulfato. As eficiências médias na redução de sulfato ficaram entre 88 e 92% nos 92 ciclos operacionais. Como pós-tratamento dos efluentes gerados pela redução de sulfato empregou-se outro reator ASBBR com volume total de 385 L e semelhante meio suporte para imobilização da biomassa. A remoção média de DQO (valor médio afluente: 1450 mg.L-1) foi de 88%, enquanto as concentrações de sulfetos totais (H2S, HS−, S2−) mantiveram-se entre a faixa de 41 e 71 mg.L-1 nos 35 ciclos operacionais de 48 h. Os resultados obtidos permitiram concluir que o uso de reatores ASBBR constitui-se em potencial alternativa tanto para a remoção de sulfatos, como no pós-tratamento dos efluentes gerados.

Biografia do Autor

Arnaldo Sarti, Escola de Engenharia de São Carlos/USP

Engenheiro Químico (UFSCar). Doutor em Engenharia Civil. Área Hidráulica e Saneamento (EESC/USP). Pós-Doutor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (EESC/USP).

Eugenio Foresti, Escola de Engenharia de São Carlos/USP

Engenheiro Civil (EESC/USP). Doutor em Engenharia Civil (EESC/USP) - Departamento de Hidráulica e Saneamento. Professor Titular do Departamento de Hidráulica e Saneamento (EESC/USP).

Downloads

Publicado

2009-02-24

Como Citar

Sarti, A., & Foresti, E. (2009). APLICAÇÃO DE REATORES ANAERÓBIOS OPERADOS EM BATELADAS SEQUENCIAIS COM FILME FIXO NO TRATAMENTO DE ÁGUA RESIDUARIA INDUSTRIAL RICA EM SULFATO. Holos Environment, 9(1), 65–81. https://doi.org/10.14295/holos.v9i1.1096

Edição

Seção

Artigos