Avaliação do saneamento ambiental por meio da proposição e aplicação de índices de percepção e satisfação populacional

Autores

  • Frederico Carlos Martins de Menezes Filho UFV/CRP - Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba-MG
  • Ana Luiza Melo Rodrigues UFV/CRP - Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba-MG

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v17i1.12177

Palavras-chave:

Saneamento ambiental. Índices. Índice de percepção e satisfação geral.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi propor índices relacionados à satisfação e à percepção da população quanto aos serviços prestados de saneamento ambiental. Denominados, respectivamente, de índice de percepção geral (IPG) e índice de satisfação geral (ISG), estes índices objetivam proporcionar aos gestores municipais ou à companhia de saneamento, uma visão mais realista do saneamento ambiental, ao considerar o usuário como cerne para melhoria dos serviços. Para a realização desta pesquisa dispôs-se da elaboração e utilização de um questionário com questões objetivas sobre o saneamento. Os indicadores foram construídos tomando-se como estudo de caso os bairros de uma pequena cidade mineira. A média obtida para a cidade em relação ao índice de percepção geral (IPG) foi de 0,84, numa escala de 0 a 1, indicando alta percepção entre os munícipes sobre o saneamento. Quanto aos índices de satisfação aos componentes do saneamento, a variação entre os valores obtidos foi elevada. Para o índice de satisfação ao sistema de abastecimento de água (ISSA), o valor encontrado fora de 0,58, representativo das falhas pontuais no abastecimento ou intermitência do mesmo em alguns bairros da cidade. Valores baixos também corroboram os problemas municipais da limpeza urbana e manejo de águas pluviais, com o valor de 0,55 para o índice de satisfação da limpeza urbana (ISLU) e 0,29 para a drenagem (ISDU). Quanto ao índice de satisfação ao sistema de esgotamento sanitário (ISES), caracterizando a cobertura da rede, o valor fora de 0,93. Tais resultados, obtidos em nível de bairro, possibilitam à gestão municipal e à concessionária, um diagnóstico do saneamento por meio da percepção e satisfação dos usuários apontando bairros com deficiências e que necessitam de intervenções para melhoria da prestação dos serviços.

Biografia do Autor

Frederico Carlos Martins de Menezes Filho, UFV/CRP - Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba-MG

Engenheiro Civil, Mestre em Eng. do Meio Ambiente (UFG), Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH-UFRGS), Prof. Adjunto do curso de Engenharia Civil (UFV-CRP)

Ana Luiza Melo Rodrigues, UFV/CRP - Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba-MG

Graduanda do curso de Eng. Civil

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Menezes Filho, F. C. M. de, & Rodrigues, A. L. M. (2017). Avaliação do saneamento ambiental por meio da proposição e aplicação de índices de percepção e satisfação populacional. Holos Environment, 17(1), 122–137. https://doi.org/10.14295/holos.v17i1.12177

Edição

Seção

Artigos