Estudo da capacidade de remoção de azul de metileno pela biomassa da casca do limão taiti (Citus Latifolia)

Autores

  • Djeson Mateus Alves da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • José Jackson Soares de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v18i2.12285

Palavras-chave:

Adsorção. Limão taiti. Ponto de Carga Zero. Isoterma.

Resumo

Foi realizado um estudo para verificar o pH em que a carga na superfície dos resíduos da casca do limão taiti era nula (pHPCZ) e a capacidade de adsorção de azul de metileno, existente em sistemas aquosos artificiais, por essa biomassa, lavada com água destilada e modificada quimicamente com NaOH 0,10 M. Os ensaios foram realizados em triplicata, utilizando sistema em batelada e as determinações dos teores do azul de metileno, adsorvido pelas fibras, por espectrofotometria em UV-Vis. Os pontos de carga zero (pHPCZ) das duas biomassas não diferiram estatisticamente, apresentando valor médio igual a 5,72. A taxa de adsorção máxima foi igual a 99,58% (49,691 mg/g) na biomassa modificada, 17,79% superior que na biomassa lavada. A adsorção do azul de metileno, pelas fibras estudadas, ajustou-se ao modelo da isoterma de Freundlich.

Biografia do Autor

Djeson Mateus Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Química (1983), graduação em Licenciatura Plena em Química (1984), especialização em Termofluidos (1988), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; especialização em Informática Aplicada ao Ensino de Ciências Exatas (1994) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; mestrado em Geociências (2001) e doutorado em Engenharia Química (2007), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professor/Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atualmente participa como avaliador dos seguintes periódicos científicos: Revista Ciência Agronômica, Revista Holos e Revista Ciência Rural. Atua principalmente nas seguintes áreas: caracterização de fibras vegetais para adsorção de metais tóxicos em efluentes industriais, utilização de óleos residuais para produção de materiais de limpeza e produção de blendas e/ou filmes biodegradáveis. Atuou como Diretor Acadêmico do IFRN - Campus Nova Cruz (01/2011 a 08/2013). Exerceu a função de Diretor Geral do IFRN - Campus Nova Cruz no período de 08/2013 à 04/2016.

José Jackson Soares de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Aluno do Cusro de Tecnologia em Processos Químicos do IFRN ´Campus Nova Cruz.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Costa, D. M. A. da, & Melo, J. J. S. de. (2018). Estudo da capacidade de remoção de azul de metileno pela biomassa da casca do limão taiti (Citus Latifolia). Holos Environment, 18(2), 271–282. https://doi.org/10.14295/holos.v18i2.12285

Edição

Seção

Artigos