Indicadores morfométricos como instrumento de gestão da bacia hidrográfica do Rio Cotia (SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v21i2.12442

Palavras-chave:

Morfometria. Geotecnologia. Gestão Hídrica. Bacia Hidrográfica.

Resumo

Frente às questões que envolvem gerenciamento e escassez de recursos hídricos, este trabalho tem como objetivo caracterizar a morfométrica da Bacia Hidrográfica do Rio Cotia (BHRC) – São Paulo (SP). Para tal fim, foram empregadas técnicas geotecnológicas e o modelo digital de elevação (MDE) Alos-Palsar para a determinação de parâmetros morfométricos e extração de drenagem, baseando-se em cinco áreas de contribuição. Os resultados apontaram que a bacia apresenta um formato alongado e com cursos d’água de até 6ª ordem. A BHRC apresenta alta densidade de drenagem, predominância de relevo com inclinação ondulada (8 a 20%) e redes de drenagem do tipo dendrítica. O Rio Cotia tem uma extensão de 35,7 km e a bacia tem uma área de 251,37 km² e um perímetro de 141,97 km. Os parâmetros de fator de forma (0,20), índice de circularidade (0,16), coeficiente de compacidade (2,51) e índice de sinuosidade (1,00) exibiram que a bacia tende a ter alto escoamento superficial e baixa probabilidade de enchentes. Portanto, os indicadores morfométricos podem ser usados em estudos comparativos entre bacias hidrográficas, além de identificar zonas mais adequadas para determinados usos de ocupação do solo, evitando-se impactos negativos e auxiliando, desta forma, na implementação de modelos de gestão ambiental.

Biografia do Autor

Bruno Pereira Toniolo, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Ciência e Tecnologia, Sorocaba

Tecnólogo em Edifícios formado pela Fatec (2010) e possui especialização em Geoprocessamento pela PUC Minas (2017). Trabalha como projetista cadista na SABESP desde 2012 elaborando mapas temáticos, projetos de abastecimento e de esgotamento, em ambiente SIG e CAD. Leciona nos cursos técnicos de construção civil e design de interiores do Centro Paula Souza (CEETEPS) desde 2014. Atualmente é mestrando em Ciências Ambientais na UNESP na linha de pesquisa de geoprocessamento. Interesse em BIM, Lisps e geotecnologias. Também é criador do canal no Youtube "Bruno Toniolo - RB Cadi Geotecnologias", o qual aborda assuntos relacionados a construção civil e geoprocessamento.

Renan Angrizani de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Ciência e Tecnologia, Sorocaba

Possui Graduação em Gestão Ambiental e em Engenharia Ambiental, Mestrado Profissional em Processos Tecnológicos e Ambientais pela Universidade de Sorocaba e Doutorado em Ciências Ambientais em andamento na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Atualmente é docente na Universidade de Sorocaba. Possui experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Engenharia Ambiental.

Roberto Wagner Lourenço, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Ciência e Tecnologia, Sorocaba

Graduado pela UNESP em Geografia (1995), com mestrado e doutorado em Geociências e Meio Ambiente obtidos em 1998 e 2002 respectivamente, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atuou como Pós-doc no ano de 2003 pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP). Obteve em 2012 o título de Livre docente em Geoprocessamento pela Unesp Campus de Sorocaba. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Sorocaba. É responsável pelas disciplinas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas e Aplicações Ambientais do curso de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nas áreas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Planejamento e Gestão Territorial, bem como em Saúde Ambiental. É credenciado no programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICT-UNESP) e no Programa da Faculdade de Ciências Médicas de Campinas (UNICAMP) - Área de Concentração em Saúde Coletiva e Preventiva Social.

Darllan Collins da Cunha e Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Experimental, Registro

Possui Graduação e Mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Doutorado em Ciências Ambientais pela UNESP - Campus de Sorocaba. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Controle da Poluição do Ar, Mapeamento Cartográfico, Gestão de Bacias Hidrográficas e Indicadores Ambientais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Dispersão de Poluentes Atmosféricos, Gestão de Recursos Hídricos, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Tem experiência na coordenação e participação em projetos de pesquisa e extensão aprovados em empresas e IES públicas e privadas. Participou da Oficina de Elaboração e Revisão de Itens do Enade 2017 para Engenharia Ambiental. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Registro onde ministra aulas na graduação em Engenharia de Pesca.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Toniolo, B. P., de Oliveira, R. A., Lourenço, R. W., & Silva, D. C. da C. e. (2021). Indicadores morfométricos como instrumento de gestão da bacia hidrográfica do Rio Cotia (SP). Holos Environment, 21(2), 282–302. https://doi.org/10.14295/holos.v21i2.12442

Edição

Seção

Artigos