DISTRIBUIÇÃO DE METAIS NAS ÁGUAS DO RIO CABEÇA, TRIBUTÁRIO NA BACIA DO RIO CORUMBATAÍ, SP

Autores

  • Eduardo Beraldo de Morais Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sâmia Maria Tauk-Tornisielo UNESP
  • Alexandre Augusto Oliveira Santos Universidade Estadual Paulista, UNESP
  • Silvia Elena Ventorini Universidade Federal São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v12i2.4491

Palavras-chave:

Microbacia, Atividades Agropecuárias, Análise de Componentes Principais, Cana-de-açúcar

Resumo

Amostras de água foram coletadas, com frequência mensal no período de abril de 2007 a março de 2009, em cinco pontos de amostragem no rio Cabeça e dois pontos no rio Passa Cinco, ambos tributários na bacia do rio Corumbataí, SP, para avaliar a distribuição dos metais Al, Cd, Cr, Cu, Fe, Mn, Ni, Pb, Zn, Ca e Mg. Esses elementos foram quantificados por meio de espectrometria de emissão atômica e os resultados foram analisados pela técnica estatística multivariada (análise de componentes principais), relacionando os valores com os períodos seco e chuvoso. Os metais Cr, Cu e Ni não foram detectados e o Cd e o Pb foram detectados em 8,3% e 10,1% das amostras, respectivamente, e os valores estavam acima do permitido pela Resolução CONAMA 357/2005 para rios de classe 2. Também estavam em desacordo com essa legislação os valores de Fe e 36,9% dos valores encontrados para o Al. Esses dois metais são fortemente influenciados pelas características pedológicas da área estudada. As concentrações de Zn não extrapolaram os limites, mas a presença desse elemento pode estar relacionada com a falta de matas ciliares e intensa ocupação agrícola, principalmente com a cultura canavieira. O Mn teve seus valores abaixo do limite estabelecido pela legislação vigente, com exceção de seis amostras. Os maiores valores de Ca foram observados no período chuvoso, nos pontos de amostragens situados em áreas de exploração de calcário dolomítico e cultivo de cana-de-açúcar na qual a calagem é frequente.

Biografia do Autor

Sâmia Maria Tauk-Tornisielo, UNESP

Atualmente pesquisadora 3, nível IV, professora titular em impactos ambientais, tendo 80 artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais, 14 livros e capítulos de livros, orientando atualmente 11 profissionais e já orientou aproximadamente 120 profissionais.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Morais, E. B. de, Tauk-Tornisielo, S. M., Santos, A. A. O., & Ventorini, S. E. (2012). DISTRIBUIÇÃO DE METAIS NAS ÁGUAS DO RIO CABEÇA, TRIBUTÁRIO NA BACIA DO RIO CORUMBATAÍ, SP. Holos Environment, 12(2), 147–167. https://doi.org/10.14295/holos.v12i2.4491

Edição

Seção

Artigos