A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: A CONTRIBUIÇÃO MULTIDISCIPLINAR DA ENGENHARIA AMBIENTAL FACE À BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Gláucia Cardoso de Souza IFRS, Câmpus Feliz.
  • Geraldo Milioli UNESC

DOI:

https://doi.org/10.14295/holos.v14i2.8214

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Ensino Superior, Engenharia Ambiental, Multidisciplinaridade

Resumo

A questão ambiental começou a ser tratada pelas universidades a partir dos anos 1960, embora, de forma bastante departamentalizada por alguns cursos de graduação. Na década de 1990, houve uma verdadeira explosão de cursos superiores ligados à referida área, com as mais variadas titulações e atribuições. O número de cursos superiores na área ambiental elevou-se de 284 em 2004 para 610 em 2011, com destaque para a área das engenharias com interface em meio ambiente. Neste cenário, a engenharia ambiental surge em 1992, baseada na integração entre algumas linhas de pesquisa e, consequentemente, na necessidade de uma cooperação multidisciplinar. Desse modo, o presente trabalho, com o objetivo de analisar a contribuição da engenharia ambiental enquanto uma ciência emergente no bojo da crise socioambiental, apresenta uma revisão bibliográfica que parte de uma retrospectiva da inserção da temática ambiental nas instituições de ensino superior, passa pelo surgimento da engenharia ambiental no cenário internacional e nacional e culmina com a contribuição específica desta ciência no tocante à discussão multidisciplinar e à busca pela sustentabilidade. Complementarmente, fez-se uma pesquisa junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com a finalidade de analisar a evolução dessa área ao longo dos anos. Ao final de 2013, verificou-se o registro de 702 cursos ligados à área ambiental entre cursos de graduação (351), tecnológicos (343) e sequenciais (8).

Biografia do Autor

Gláucia Cardoso de Souza, IFRS, Câmpus Feliz.

Engenheira Ambiental, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atualmente leciona no curso técnico em meio ambiente pelo IFRS, Câmpus Feliz, como professora substituta.

Geraldo Milioli, UNESC

Sociólog, Dr., Coordenador do Laboratório de Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Downloads

Publicado

2014-10-20

Como Citar

Souza, G. C. de, & Milioli, G. (2014). A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: A CONTRIBUIÇÃO MULTIDISCIPLINAR DA ENGENHARIA AMBIENTAL FACE À BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE. Holos Environment, 14(2), 211–221. https://doi.org/10.14295/holos.v14i2.8214

Edição

Seção

Artigos