Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos manuscritos é duplamente cega, isto é, tanto os avaliadores quanto os autores não tem acesso às identidades uns dos outros. 

Os trabalhos submetidos são checados por softwares antiplágio disponíveis no mercado e de grande aceitação. Casos suspeitos são devolvidos para seus autores com as devidas justificativas. Os artigos podem ser resubmetidos, sendo que passarão por um escrutínio para verificação de sua adequação. 

O trabalho é submetido a pelo menos dois relatores para o julgamento de mérito técnico. Os relatores são escolhidos em instituições de pesquisa renomadas e independentes, nacionais e internacionais. 

Os relatores emitirão pareceres independentes recomendando ou não sua publicação, podendo haver ou não a necessidade de revisão do texto. Casos controversos são enviados para novos relatores para que as dúvidas sejam dirimidas (avaliação dupla cega) e a decisão final é emitida pelo diretor associado em conjuto com os editores principais. 

O editor associado encarregado informará aos autores se o trabalho foi aceito, rejeitado ou se há revisões requeridas. No último caso, o editor devolverá os pareceres dos relatores, solicitando a revisão do texto. O texto revisado deve ser encaminhado pelos autores através do site da revista, dentro de um prazo razoável (geralmente, 15 dias, ou a critério do editor) e o editor iniciará mais uma rodada de revisão. 

Após o aceite final do trabalho, o manuscrito final será encaminhado para diagramação, sendo que esse processo deve ser acompanhado pelo autor. 

A não observância das normas editoriais implicará na rejeição do trabalho enviado.